segunda-feira, 31 de agosto de 2009
NA HORA DO RECITAL ACÚSTICO
DANIEL, FOTÓGRAFO OFICIAL DO GRUPO
Os skatistas Estiveram Presentes
O pessoal do sakate são um dos mais ativos, nesse momento de efervecência cultural, além de estarem fazendo um movimento por uma pista, também proporam o primeiro local para o acervo público de livros, a guarita abandonada da PM na Praça A Poderosa.
Lincom ao lado do poeta, são um dos defensores do esporte.
OS ENTREVISTADOS
PRIMEIRO ENCONTRO DOS DIFUSORES DO LIVRO
O primeiro encontro dos difusores do livro, aconteceu sábado passado, dia 29.
Quinze participantes estiveram presentes no quiosque do Parque Irmã Doraty,e construímos a oficina juntos, com vídeo poemas, e um livro objeto que passou de mão em mão, no bate papo entrevistei todos os participante, cada um falou de um livro que leu e gostou, e até quem não tinha o hábito de ler se expressou.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
OS EFEITOS COLATERAIS DA LEITURA
-solta sua imaginacão
-estimula a criatividade
-aumenta seu vocabulário
-facilita a escrita
-simplifica a compreensão das coisas
-melhora a comunicacão com os outros
-amplia seu conhecimento geral
--mostra semelhancas em pessoas diferentes
-revela novas afinidades
-leva a mares dantes navegados
-desenvolve seu repertório
-emociona e causar impacto
-liga seu senso crítico na tomada
-muda sua vida e até ampliar sua renda
melhora seu rendimento na escola
Encontro 1
(29 de Agosto)
Parque Irmã Doraty
Encontro 2
(12 de Setembro)
Parque Irmã Doraty
Encontro 3
(26 de Setembro)
Samest
Encontro 4
(17 de Outubro)
CAC
Encontro 5
(31 de Outubro)
CAC
Encontro 6
(08 de Novembro)
Visita a livraria Cultura
SARAU
21 de Novembro
Praca A Poderosa
VISITA AO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
29 de Novembro
OFICINA:DIFUSORES D LIVRO E DA LEITURA
PROPOSTA
O projeto Difusores do Livro e da Leitura tem como proposta estimular a criação de núcleos formado por leitores, que vão manter uma rede de incentivadores com a missão de propagar o hábito de ler na comunidade.
O grupo desenvolverá, entre outras iniciativas, campanhas, palestras, oficinas, saraus, leituras em público, troca de livros, intervenções, e terão como principal projeto, a implantação de um acervo público de livros, que seja o projeto piloto usado para propagar a iniciativa em outros pontos da cidade. Beneficiando os moradores próximos ao acervo, com o acesso a informação e ao conhecimento, através de empréstimos sem burocracia.
A oficina abordará a história do livro como mídia, do impresso até as ferramentas tecnológicas para dar maior velocidade à palavra como, vídeo poemas, audiolivros, e-books, e os blogs, outro destaque será o trabalho dos escritores, com ênfase nos aspectos biográficos e personagens, trataremos também dos segmentos literários, com foco na identificação do leitor com determinado gênero ou autor, livros adaptados para o cinema, à relação entre letra de música e poesia, vamos estudar as iniciativas de fomento a leitura já existentes em outras cidades, como implantar um acervo, e demostrar como o livro está ao nosso alcance, mais acessível do que pensamos uma mídia de alta portabilidade e designer inventivo, ainda não desvendado em sua plenitude pela maioria das pessoas.
Queremos envolver as escolas, seus coordenadores, professores e alunos, as escolas poderão indicar os estudantes que estiverem interessados, e também colaborar com o projeto por meio da troca de experiências com os professores em um dos encontros, com o convite aberto para fazerem parte dos núcleos.
A intenção final é de que com o tempo, cada comunidade fique responsável pela manutenção ou ampliação de seu respectivo acervo, contando com o apoio da rede de mantenedores para assessorar no processo de implantação e consolidação do espaço.
Serão 8 encontros divididos em três meses, de Agosto a Novembro, incluindo a participação do grupo em um sarau, uma visita a uma livraria mega store, e marcando o encerramento da oficina, faremos uma visita ao Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo capital.
A oficina será ministrada pelo poeta e escritor Wau Marquez, a entidade do terceiro setor responsável pelo projeto é a OCA (Organizacão Cultural e Ambiental), a oficina também conta com o apoio da Secretaria de Cultura, que fornecerá o transporte para os integrantes, local e equipamentos.
A oficina será subsidiada com o apoio de pessoas físicas, um clube de amigos da iniciativa que doarão recursos próprios para cobrir os custos operacionais do projeto, a prestacão de contas mensal estará a disposicão para consulta no site da entidade www.ocahortolandia.org.br
Os apoiadores que aderirem, via confirmacão de depósito na conta do projeto, terão seus nomes divulgados no site da entidade, além disso, farão parte da programacão de encerramento na visita ao Museu interativo, e terão a oportunidade de conhecer os participantes da oficina na viagem.
Findada a primeira fase, faremos uma avaliacão coletiva da primeira oficina, para adaptarmos o projeto a fim de inscreve-lo em editais de pontos de leitura em 2010, e assim transformarmos a oficina num projeto permanente, mantido com verba pública.
Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de Agosto, a idade mínima para participar é de 14 anos, a oficina acontecerá aos sábados no período da tarde.
Assinar:
Postagens (Atom)